Se você já foi a uma Unidade de Saúde, hospital ou pronto atendimento, talvez já tenha ouvido falar sobre o Protocolo de Manchester (atendimento por cores), que é responsável por garantir atendimento no tempo adequado de acordo com a necessidade de cada paciente.
A Secretaria de Saúde de Trindade do Sul adota este tipo de protocolo implantado em todo o país pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Nele estão estabelecidas as normas de forma padronizadas sobre a triagem ou a classificação de risco, portando, uma ferramenta usada em todo o mundo para organizar a ordem dos atendimentos, assegurando atenção médica de acordo com a necessidade de cada paciente.
De acordo com a avaliação inicial que o paciente recebe pelas profissionais de saúde quando chega a UBS, levando em consideração sintomas apresentados, sinais vitais e relatos do paciente, a definição, por meio das cores vermelha, amarela, verde e azul, estabelece o tempo de atendimento máximo para cada situação.
As cores são determinadas por um software (programa), do SUS, que analisa as informações e define as necessidades de cada paciente.
Fique por dentro, a informação correta sobre o serviço de saúde, contribui com a qualidade dos atendimentos.