Marcando as comemorações dos 35 anos de Trindade do Sul, na manhã de segunda-feira dia 12 de dezembro, estiveram reunidas no Hospital Santa Rosa de Lima, autoridades políticas e civis da região para comemorar a celebração do convênio entre o Municipio, Estado e o Instituto Regional de Otorrinolaringologia – IRO.
Através da celebração do convênio Trindade do Sul passa a ser referência no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço, para atendimentos das cidades pertencentes a 15º Coordenadoria Regional de Saúde, composta por 25 municípios com sede em Palmeira das Missões, que passarão a encaminhar seus pacientes para o nosso Trindade do Sul.
O Instituto Regional de Otorrinolaringologia – IRO, está há 12 anos no mercado contando com: cirurgiões, médicos anestesistas, fonoaudiólogos (especialistas em Audiologia e Otoneurologia), enfermeiros e demais profissionais que atendem mensalmente mais de 1200 consultas, 120 cirurgias, 600 exames de fonoaudiologia, 9600 atendimentos ambulatoriais em 152 municípios do Rio Grande do Sul.
O serviço que já está em funcionamento atendeu em seu primeiro dia nesta segunda-feira (12), mais de 50 pacientes, sendo aproximadamente 30 de Sarandi e o restante de Trindade do Sul. Os atendimentos serão agendados periodicamente em dias a serem definidos, entre as partes envolvidas.
Orgulhoso com a conquista o prefeito Elias Segalla falou sobre a incessante busca pelo benefício junto a Secretaria Estadual de Saúde, proporcionando mais comodidade aos pacientes que antes precisavam se deslocar a outros municípios, ficando boa parte do dia em viagem para serem atendidos, salientando que as tratativas estão em fase avançada para que em breve Trindade do Sul passe a contar também com atendimentos oftalmológicos.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann que participou do ato através de videoconferência direto da capital Porto Alegre, salientou que o benefício é uma parceria entre Governo do Estado e o Município, através do Programa Assistir que destinará um aporte mensal de R$ 70 mil reais, visando valorizar e incentivar que os serviços de saúde estejam próximos da população.
Na solenidade estiveram presentes os prefeitos: Elias Miguel Segalla e o vice Tarciso Rossatto (Trindade do Sul), Artur Cereza (Gramado dos Loureiros), Claumir César Oliveira (Três Palmeiras), Marcos Beux (Ronda Alta), o Dir. Geral do IRO – Antônio César Dorneles Fontoura, secretários de saúde da região, equipe do Hospital Santa Rosa de Lima, representante da 15º Coordenadoria Regional da Saúde – Galzeron Glória Aragonez, representante COMUNORS – Rogério Kohlrausch e a secretária estadual de saúde – Arita Bergmann.